Tecnologia dos medicamentos
CENTRO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS
Prática: Formas Farmacêuticas Líquidas
ALUNA:
PROF.: PEDRO JOSÉ ROLIM NETO
RECIFE, 2008
INTRODUÇÃO
Forma farmacêutica é o estado final que as substâncias activas apresentam depois de serem submetidas às operações farmacêuticas necessárias, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado. A sujeição das substâncias activas às operações farmacêuticas deve-se ao facto da maioria das substâncias activas não poderem ser directamente administradas ao doente.
A escolha da forma farmacêutica depende principalmente: * da natureza físico-química do fármaco; * do mecanismo de ação; * do local de ação do medicamento; * da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.
Xaropes são fármacos dissolvidos numa solução concentrada de açúcar (sacarose) ou muito aromatizada a fim de dissimular o sabor desagradável, especialmente indicados para crianças, já que possuem um sabor mais agradável, de mais fácil administração e mais fácil o ajuste da dose.
Soluções são misturas homogéneas de líquidos em sólidos. Habitualmente têm um sabor desagradável.
Suspensões são misturas de partículas sólidas em meio líquido. As partículas precipitam quando a solução fica em repouso. É necessário agitar antes da administração para a distribuição uniforme das partículas.
Emulsões são feitas a partir de gorduras (óleos ou vaselina) dispersas em outro líquido. Disfarçam o mau sabor ou proporcionar uma melhor solubilidade do fármaco. Devem ser agitadas antes da administração.
Elixires são preparações de fármaco num solvente alcoólico. Utilizados para fármacos não solúveis em água.
Tinturas
Alguns medicamentos não devem ser triturados, mastigados ou dissolvidos, pois podem alterar as suas propriedades terapêuticas como os comprimidos para serem dissolvidos na boca, para absorção através da