tecnologia de sementes
1) Defina dormência e cite parte do vegetal em que ela se manifesta.
É o fenômeno em que as sementes não germinam mesmo quando colocadas diante de condições favoráveis de ambiente devido à ação de fatores internos ou causas determinadas pela própria semente. A dormência pode ocorrer também em gemas na parte aérea e em órgãos subterrâneos, sendo importante para sincronizar tanto o desenvolvimento como a floração dos indivíduos de uma mesma espécie.
2) Descreva de forma sucinta como as gemas vegetativas entram em dormência.
O início da dormência de gemas é coincidente com a queda de folhas, decréscimo na atividade cambial (meristema lateral) e aumento na severidade das condições ambientais (frio ou seca). Em plantas de clima temperado, a dormência de gemas parece ser uma típica resposta de dias curtos iniciada pelos dias curtos do outono (frio).
3) Explique como no serrado, as gramíneas resistem a seca severa e ao fogo.
As estruturas jovens acima do solo no serrado podem ser facilmente destruídas pela seca e pelo fogo, essas estruturas geminíferas contendo reservas armazenadas, se mantêm em estado de dormência, e podem rapidamente recolonizar a região quando as condições tornam-se favoráveis.
4) Descreva e esquematize a estrutura de uma semente de monocotiledônea e de dicotiledônea.
O embrião é formado pelo eixo embrionário e por um ou dois cotilédones. Em sementes de dicotiledôneas se observa o eixo embrionário e dois cotilédones. Em monocotiledôneas, particularmente em gramíneas, identificar estas partes é bem mais difícil.
5) Descreva os dois tipos de dormência da semente.
a) Dormência imposta pelos tegumentos ou por outros tecidos:
Esse é o tipo de dormência imposta sobre o embrião pelo tegumento da semente ou por outros tecidos que o circunda, tais como endosperma, pericarpo ou órgãos extraflorais. Essa dormência é também referida como dormência física ou tegumentar. O embrião de tais sementes germina