Tecnologia de informação
A evolução da tecnologia da informação passa pela integração de plataformas de hardware e telecomunicações. Cada vez mais o computador se integra com a internet, assim como o rádio, a televisão e o vídeo, que convergem na produção e distribuição digital.
Os clientes dessas plataformas têm acesso aos telefones celulares com conexão à internet e utilizam ferramentas que integram informações sobre sua localização, preferências e interesses pessoais. A conectividade está cada vez mais acessível às pessoas comuns, gerando novas demandas para que as empresas desenvolvam novos produtos e soluções.
Em muitos aspectos, as empresas estão recorrendo cada vez mais às redes para aumentar a sua capacidade de processar dados a custos mais baixos.
A computação em grid é utilizada para conectar computadores geograficamente remotos em uma rede e criar um “supercomputador” virtual que combina o poder de computação de todos os computadores interligados. Ao invés de comprar um “supercomputador” a preços elevados, as empresas podem conectar vários computadores a um custo muito menor.
Outra tendência é a computação sob demanda, que permite usar os centros de dados capazes de lidar com grandes volumes de dados em períodos de grande demanda.
A computação em nuvem, ou Cloud Computing, permite que softwares e dados fiquem armazenados em grandes servidores e sejam disponíveis para os usuários por meio da internet. Um usuário pode criar uma conta em um site, usufruir dos aplicativos