Tecnologia De Gestao
Aula 3 – Atividade de Autodesenvolvimento
Nome do Aluno: RA:
Introdução
Para esta atividade, temos como objetivo a apresentação de aplicação de técnicas, conceitos e ferramentas de qualidade. Como consultores de qualidade para uma academa, este será o cenário que utilizaremos para aplicação destas técnicas, na qual é realizado um estudo das causas e efeitos da insatisfação do cliente final, afim de reverter todo este quadro de insatisfação de seus clientes.
Diagrama de Ishikawa
Análise sobre o Gráfico de Controle
Com base em estudo de informações, contidas na tabela e gráfico de controle de avalização semanal do pH da água, podemos observar uma variação constante nos níveis de medição de pH, observamos ainda que, com base nestas avaliações, a maior parte do mês, a piscina da academia encontra-se em estado impróprio para utilização. Uma referência básica aceitavel para utilização da piscina, é de pH mínimo de 7,2 e máximo de
7,6. Com estas referências, podemos observar que, durante as 10 semanas de avaliação, apenas as semanas 3 e 7, o pH da água estava dentro dos limites aceitaveis para utilização, sendo que nas semanas 2,4,6,9 e 10, o nível de pH da água estava abaixo do limite minimo, tornando-a água ácida, e nas semanas 1,5 e 8, os nível de pH da água estava acima do limite máximo permitido, tornando-a alcalina, em ambos os casos, tornando a água da piscina imprópria para uso, podendo causar danos ao equipamentos da piscina e também irritação nos olhos.
Análise do Desenho de Processo
De acordo com a análise do processo para limpeza da piscina, observamos que este processo não esta de acordo com a melhor prática, podemos identificar varios pontos negativos, citados abaixo:
•
•
•
Como padrão no processo de limpeza da piscina, o funcionario tem como padrão, a verificação de apenas um valor de referência para utilização do elevador ou rebaixador de pH, quando na verdade, de acordo com a melhor