Mercado Financeiro
Capitulo 1 – Mercado Financeiro e suas funções;
CONCEITOS BÁSICOS:
O mercado financeiro é o segmento onde os recursos excedentes da economia, ou seja, a parte da renda não consumida (poupança) é direcionada para o financiamento de empresas e de novos projetos para ampliação da capacidade produtiva, utilizando-se de recursos próprios ou de terceiros (investimentos)
O setor real abrange a produção e a circulação de bens e de mercadorias e a prestação de serviços não financeiros. Ou seja, trata-se de bem ou direitos mantidos com a finalidade de obter valor.
Já o setor financeiro abrange a custódia, a intermediação e a compensação de ativos e passivos financeiros.
Um ativo financeiro constitui um direito em relação a outra unidade econômica, mantido como reserva de valor em função do retorno financeiro que dele se espera obter. (Bens + Direitos)
Um passivo financeiro representa a obrigação decorrente do ativo financeiro. É, portanto, a contrapartida para aquele que emitiu um ativo financeiro. (Obrigações, Conta a Pagar)
Patrimônio líquido é a (soma do ativo + passivo)
O mercado financeiro pode ser definido como o conjunto de instituições e de instrumentos destinados a oferecer alternativas de aplicação e de captação de recursos financeiros.
Instituições – compõe o mercado financeiro os diferentes tipos de instituições financeiras, como banco, seguradoras, corretoras e distribuidoras de títulos mobiliários. Cada tipo de instituição financeira exerce funções específicas, de acordo com o que determina a legislação.
Instrumentos financeiros - podem ser divididos em duas classes:
- instrumentos de dívida, como por exemplo, depósitos bancários, debêntures e títulos públicos;
- instrumentos de participação patrimonial ou propriedade, entre os quais se destacam as ações. (Tem parte na participação da empresa, no patrimônio)
O mercado financeiro pode ser dividido em quatro segmentos: mercado monetário, mercado de câmbio, mercado de capitais e mercado de