Tecnologia de gestao
Santo André – SP
Balanced Scorecard (BSC) e Processo Seis Sigma
Professor Tutor: Alexsander Dias
Matéria: TECNOLOGIAS DE GESTÃO
INTRODUÇÃO
A organização em busca de melhoria adotou ferramentas gerenciais, para avaliar seus resultados passados podendo traçar estratégias para alcançar o sucesso. É possível ainda controlar a qualidade para definir os padrões de excelência operacional.
Balanced Scorecard ( BSC) pode ser utilizado para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e criar vinculações,planejar e estabelecer metas e receber feedback.
O Seis Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível quatro Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. O nível Seis Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.
DESENVOLVIMENTO
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80. O processo permite que as empresas verifiquem seus resultados, obtendo uma estratégia gerencial de mudança, para melhorar sua qualidade dentro de uma metodologia estruturada, que otimiza a performance, minimizando perdas e aperfeiçoando seus processos. Apresenta 3,4 defeitos em um milhão de oportunidades.
No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar, controlar). DMADV é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma.
As ferramentas de gestão do Seis Sigma utiliza o comprometimento da alta administração, mudança cultural e treinamento, infra-estrutura da organização, estratégia do negocio, foco no cliente, fornecedores, ferramentas e técnicas.
Existem também algumas ferramentas utilizadas para identificar problemas e suas raízes e facilitar a descoberta de