Tecnicas de apresentação de oratoria
Introdução
Esse texto dará algumas ferramentas necessárias para que você tenha sucesso em suas apresentações. E isso não significa somente em discursos formais. Algumas das mais importantes apresentações que você dará não terão um microfone ou um palanque: uma conversa de improviso sobre sua estratégia para alguns clientes; uma resposta que diminua a tensão criada por uma pergunta hostil em reunião de negócios. O sucesso ou fracasso em qualquer uma dessas situações, bem como em discursos formais, depende de como você se apresenta.
Apresentações são planejadas para influenciar uma audiência, e algumas regras básicas se aplicam. Nas seções seguintes você aprenderá como estabelecer credibilidade, como improvisá-la, e como simular carisma. Além disto tudo, você também aprenderá a importância de uma soberba introdução, como se apresentar da maneira que você deseja e como se recuperar de uma má apresentação.
Credibilidade como fator no processo de persuasão
Credibilidade refere-se à quão confiável você é. Se você tem uma alta credibilidade, então você é bastante confiável. Se você tem uma baixa credibilidade, então o que você falar será posto em dúvida ou negligenciado. Agora, eis aqui um ponto importante: A credibilidade de uma pessoa varia de acordo com o tópico em discussão e com o tipo de audiência. Por exemplo, um piloto de avião pode ser bastante confiável ao falar sobre decolagens e aterrissagens. Mas se o piloto falar sobre dicas do mercado de ações, ele ou ela poderão não ter credibilidade.
Quando sua credibilidade é alta, as pessoas não se importam se a sua apresentação não foi perfeita. Se a sua piada de abertura não foi tão engraçada. Se a sua mensagem poderia ter sido mais bem organizada. Qual o problema? Nós acreditamos no que você diz. Agora quando sua credibilidade é baixa, não importa se a sua apresentação foi perfeita – ninguém acredita em você mesmo.
O maior mito