Técnica de Apresentação – Oratória aplicada às apresentações com data-show Resenha
Janeiro de 2007
Autor: José Carlos A. Cintra
Editora: RiMa Artes e textos.
Revisão de texto: Ismael Ângelo Cintra RiMa Artes e textos.
José Carlos A. Cintra
Graduação em Engenharia Civil, Mestrado, Doutorado e livre docência na USP, pós-doutorado na França. Professor titular da USP/São Carlos, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, e faz pesquisas, em engenharia de fundações. Orientação concluída de 29 mestres e doutores e publicação de mais de uma centena de artigos. Recebeu o premio de: A melhor palestra do CBTD-2007 (“Apresentações de Sucesso”), Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, realizado em Santos-SP e promovido pela ABTD-Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Cintra em seu livro faz uma abordagem a respeito de apresentações com data-show, ensinando técnicas e dicas na preparação com uso de projeções, com uso delas, fazer uma apresentação torna-se uma atividade prazerosa, que traz muita satisfação em vez de algo temido, quase uma “tortura”. A técnica é notável para quem têm dificuldade em fazer apresentações, os tímidos e até os que têm medo de falar em público.
No capítulo 1, logo na introdução, é citada a critica feita pelo Dr. Drauzio Varella (2006, Salva de Palmas, Folha de S.Paulo, 18/3/2006, página E8). A sua critica ao uso de projeção é decorrente de apresentações sem técnica, maçantes e improdutivas.
No capítulo seguinte é descrito os erros cometidos nas apresentações sem técnica, cometem-se dois erros; Slides inadequados e postura do apresentador. Slides com muito conteúdo e grandes quantidades. Tornando o apresentador refém da projeção e insistem em permanecer junto ao computador, praticamente ignorando o público, caracterizando a postura inadequada. Padrão vigente de apresentações com projetor de 35 mm que é muito pouco utilizado atualmente, onde há uso do projetor multimídia mais conhecido como