Definição e origem da oratória
Oratório é o termo que designa a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um e apurar as qualidades pessoais do orador. Foi em Siracusa que nasceu a arte da oratória na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade Sicília. A oratória surgiu com Horácio que viveu séculos antes de Cristo. Ao longo da história, a oratória passou pela expansão lingüística chegando aos grandes expoentes, como na Grécia antiga, que os filósofos, intelectuais e pessoas que a usavam no campo jurídico.
Na Grécia Antiga e em Roma a oratória era estudada como componente da retórica, ou seja, a composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Retórica, é a técnica ou a arte de convencer o interlocutor através da oratória. Classicamente, o discurso no qual se aplica à retórica é verbal, mas há também e com muita relevância o discurso escrito e o discurso visual.
Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Grego famoso foi Demóstenes, que era gago, mas venceu as barreiras impostas pela natureza e tornou-se o maior orador da Grécia.
ALGUMAS REGRAS DE ORATORIA
Falar em público é uma atividade cada vez mais corriqueira para empresários, executivos, profissionais liberais, administradores, consultores, pregadores, palestrantes e o cidadão comum. Seja em uma ocasião solene ou em uma reunião de condomínio ou da faculdade, falar em público requer alguns cuidados especiais.
-Saiba para quem você vai falar
Quanto mais informações sobre seu público melhor. Tem pessoas que se sentem mais a vontade de falar para gente conhecida. Outros preferem o contrário. O importante é que esta informação poderá