tecnologia das construções
2) Acessibilidade: se a acesso ao local, estradas para a chegada do material;
Condições do solo: se é um solo estável, para não causar aumento de custos;
Infraestrutura: se á disponibilidade de água, energia.
3) Locação de estacas: se necessário o estacamento deve ser feito usando a planta de estacas. Deve ser feito de tábua ou sarrafo em volta da área total da construção. O sarrafo deve ser nivelado, ou com degraus se necessário. Posteriormente é feito o cruzamento de linhas fixadas por pregos no sarrafo. Transfere-se esta interseção ao terreno através de um prumo, isso é feto em todos os pontos das estacas. Por fim é feita a limpeza do local para a próxima etapa.
Locação de parede: para marcamos a posição das paredes usamos o eixo, para evitar erros. Nas plantas as paredes externas têm em média 25 cm e as internas 15 cm de espessura. Para fazer o alinhamento pode-se usar o processo dos cavaletes, que nesse é fixado por pregos em cavaletes, que são estacas no solo e outra pregada transversalmente sobre elas. E pode também ser feita por tábua corrida, nessa se executa da seguinte forma com pontaletes fixados no solo, afastados das futuras paredes, nesses pontaletes são pregados tábuas com pregos fincados neles para assim fazer o alinhamento.
6) Pode ser o alinhamento da rua, um poste no alinhamento do passeio, um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terreno, uma lateral do terreno.
7) Alicerce. Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. Há dois tipos de fundação rasas, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada, que é composta por elementos de concreto de forma piramidal, construídas nos pontos que recebem as cargas dos pilares e interligados por baldrames; e a sapata corrida, constituída de pequenas lajes armadas, que se estendem sob a alvenaria e recebe o