tecnologia das construçoes
01) Quais os três principais tipos de solos que se apresentam nas camadas do subsolo? Descreva suas principais propriedades, características físico-mecânicas e suas aplicações. Resp.: São três principais tipos de solo: o solo arenoso, o solo siltoso e o argiloso.
Esta divisão não é muito rígida, ou seja, nem sempre se encontra solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Por exemplo, quando dizemos que um solo é arenoso estamos na verdade dizendo que a sua maior parte é areia e não que tudo é areia. Da mesma forma, um solo argiloso é aquele cuja maior proporção é composto por argila.
O principal critério para fazer a classificação acima é o tamanho dos grãos que compõem o solo. O quadro a seguir mostra os diâmetros dos grãos (em mm) para cada tipo básico de solo:
Tipo de solo:
Argila
Silte
Areia fina
Areia média
Areia Grossa
Pedregulho
Diâm. Grãos (mm):
Até 0,005
0,005 a 0,05
0,05 a 0,15
0,15 a 0,84
0,84 a 4,8
4,8 a 16 Com se pode deduzir da tabela acima, uma argila é formada por grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias, por sua vez, têm grãos facilmente visíveis, separáveis e individualizáveis, o mesmo acontecendo com o pedregulho. Estas características mudam o comportamento do solo, conforme veremos adiante.
Solos arenosos: São aqueles em que a areia predomina. Esta compõe-se de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nú. Como característica principal a areia não tem coesão, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros. Se fizermos uma construção sobre um terreno arenoso e com lençol freático próximo da superfície. Se abrirmos uma vala ao lado da obra, a água do terreno vai preencher a vala e drenar o terreno. Este perderá água e vai se adensar, podendo provocar trincas na construção devido ao recalque provocado. A ilustração a seguir mostra o que pode acontecer:
Note-se que esta é uma situação clássica, e