filosofia
Resenha: Sobre a utilidade da filosofia por Cristiano Lima
Qual a utilidade da filosofia? Essa pergunta surge de uma aparente inutilidade da filosofia onde em nossa cultura, em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se houver alguma finalidade prática, e embora exista alguma dificuldade entre as pessoas em atribuir-lhe um sentido, um significado, isso não quer dizer que ela não seja importante.
A filosofia exerce, por mais que se ignore isso, uma admirável influência indireta até mesmo sobre a vida de quem nunca ouvir falar nela, ela é útil porque faz emergir a reflexão o pensamento e a crítica, ela e útil porque nos faz pensar e levantar questões.
A filosofia proporciona uma curiosidade indagadora, desenvolve a capacidade, a inteligência e a abertura de espirito, ela procura responder a questões que o afligem, ela é tarefa de todo homem que racionaliza e que utiliza a sua capacidade de conhecimento para responder as suas questões existenciais, todo homem deve assumir um constante posicionamento critico.
A filosofia é útil para quem quer conhecer a si mesmo e entender de onde surgem as ideias que estão em sua mente, para os que tem interesse em questionar os fundamentos da ciência, da política, da arte, da religião e mais do que fornecer respostas prontas a filosofia sugere caminhos possíveis e coerentes caminhos que podem ser seguidos por qualquer um, desde que se disponha a utilizar a sua razão
A atitude filosófica e indispensável a vida humana, porque a dúvida é natural do ser humano a filosofia é assim sobretudo, uma atitude, uma atividade na tentativa de explicar o mundo, o homem e tudo que nos diz respeito orientando a nossa existência.
Podemos definir então que a filosofia serve para sair da escuridão e ir ao encontro da sabedoria, fazendo-nos procurar soluções, ela defende que devemos interessar-nos pelo inútil, para perceber melhor o útil, a filosofia, de um modo ou de