Tecnologia da informação
Questões:
AM01-1: Analisando a figura abaixo sobre possibilidade de virtualização de produtos, agentes e processos, escolha um tipo de negócio qualquer e explore os limites possíveis de virtualização.
Imaginemos uma que nosso produto sejam cremes hidratantes e óleos pós banho, e que nosso público alvo sejam mulheres a partir de 15 anos.
Tendo isto definido, pensemos primeiramente em nossos produtos: cremes e óleos. Ele poderiam ser virtuais? Não, nossos produtos não podem ser virtuais, já que eles são objetos reais. O máximo que poderia ser feito em relação a virtualização de nossos produtos, é disponibilizar fotos e o nome dos odores online ou em nossos catálogos. Para a compra destes produtos, os clientes normalmente gostam de experimentar, sentir o cheiro, a textura e dificilmente o comprariam sem ter tido algum contato com o produto.
Já em relação aos agentes, podemos analisar alguns agentes participantes do processo de negócio: agentes produtores, compradores, distribuidores e vendedores. No caso da produção não seria possível nenhum tipo de virtualização, já que os produtos em questão são físicos também. Em relação aos compradores-nossos clientes por assim dizer- estes também só poderiam ser físicos, já que são pessoas. Seguindo o fluxo do negócio, a distribuição também não poderia ser virtualizada, já que exige pessoas, caminhões, infra-estrutura, lojas, dentre outros. Já nos caso dos vendedores, a virtualização poderia acontecer através de uma loja virtual (e-commerce), na qual os clientes(agentes físicos) poderiam escolher seus produtos de preferência (físicos mas “virtualizados”).
Em relação aos processos, como já foi brevemente citado, a produção seria física e sem possibilidade de virtualização. Já a compra poderia ser de alguma forma virtualizada (vendas feitas pela internet no site da empresa) ou física (em uma loja distribuidora), dependendo do modelo de negócio escolhido para a empresa.