Resenha temática comparando os drivers ndis, odi e udi
1500 palavras
6 páginas
REDES DE COMPUTADORESDISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE ACESSO
Cleider Valério de Barros
Resenha temática comparando os drivers NDIS, ODI e UDI
Criado pela Microsoft e pela 3Com, o NDIS (Network Driver Interface Specification) é um driver instalado no sistema operacional que permite que uma única placa de rede possa utilizar mais de um protocolo de rede ao mesmo tempo.
O driver NDIS possui duas partes. A primeira é chamada driver MAC NDIS, que é o driver da placa de rede (que deve ser escrito usando o padrão NDIS). A segunda parte é chamada vector.
Essa camada é que permite que uma mesma placa de rede possa usar mais de um protocolo, já que o driver da placa de rede (driver MAC NDIS) só permite uma única conexão. Quando um quadro é recebido pelo driver da placa de rede, ele o passa para a camada vector, que o envia para o primeiro protocolo, que poderá aceitar ou rejeitar o pacote.
Caso primeiro protocolo rejeite o quadro, a camada vector entrega o quadro ao segundo protocolo. Esse processo continua até que um dos protocolos instalados aceite o quadro ou então todos o tenha rejeitado.
Outra finalidade da especificação NDIS é possibilitar a existência de mais de uma placa de rede em um mesmo micro. Muitas vezes esse procedimento é necessário para ligar um mesmo micro a dois segmentos de rede diferentes.
Em princípio, sem o NDIS, com duas placas de rede em um mesmo micro seriam necessárias duas pilhas de protocolos completas, uma para cada placa de rede (isto é, seguindo o modelo OSI seriam necessários protocolos completos com sete camadas para cada placa de rede instalada).
Com o NDIS, um única pilha de protocolos é compartilhada (isto é, as camadas 4, 5,
6 e 7 do modelo OSI) com todas as placas de rede instaladas, já que o que existir acima da camada vector poderá ser compartilhado por todas as placas de rede.
O ODI (Open Datalink Interface) é um driver com o mesmo objetivo que o NDIS, criado pela Novell e pela Apple para os seus