Tecnologia da informação
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À TOMADA DE DECISÃO EM CONSULTÓRIOS MÉDICOS
Bianca Smith Pilla1 Nereu Adilar Passaia2
RESUMO
A Tecnologia de Informação (TI) é uma ferramenta que tende a gerar qualidade da informação, diminuindo as incertezas no processo de tomada de decisão. Este estudo buscou identificar quais tipos de tecnologia são empregados; de que forma a tecnologia da informação é utilizada e quais as principais decisões tomadas, bem como descrever as vantagens e limitações do uso da tecnologia junto aos consultórios médicos. A pesquisa, que se caracteriza como uma survey, foi aplicada junto a 426 médicos de uma cooperativa médica através de questionários estruturados, cujos dados foram tratados através de análises univariada e bivariada. O médico percebe na tecnologia um importante valor agregado; no entanto, a grande maioria dos médicos não a utiliza em seus consultórios. Dentre as vantagens da utilização da TI, segundo os médicos, está uma melhor capacidade de organização do consultório. Porém, uma das principais desvantagens é a “despersonificação do atendimento”. Palavras-chave: Tecnologia da informação; tomada de decisão; consultórios médicos.
Revista Estudos do CEPE, Santa Cruz do Sul, n32, p.65-93, jul./dez. 2010
66
1 INTRODUÇÃO
Em conseqüência da complexidade dos planejamentos das empresas ocasionadas pela globalização da economia, viram-se necessários investimentos em tecnologia, a fim de conduzir com maior precisão os planos traçados pelas organizações.
O mundo está longe de ser estático. As mudanças econômicas ocorrem muito rapidamente. Estratégias que hoje parecem ser altamente eficazes, amanhã, no entanto, podem estar ultrapassadas. O desenvolvimento de novas tecnologias também evolui na “velocidade do pensamento”. Isto obriga as empresas a estarem sempre atentas aos cenários globais para não ficarem à margem do
desenvolvimento.
A utilização da Tecnologia da Informação (TI) é parte integrante do processo