Intervenções urbanas
INTERVENÇÕES – MEIO AMBIENTE
Intervenções feitas em áreas públicas:
- COLETA SELETIVA: É o sistema de recolhimento de materiais recicláveis (reaproveitáveis) previamente separados na fonte geradora ou colocados em PEV (Posto de Entrega Voluntária)
Há quatro formas de realizar a coleta seletiva:
• Coleta domiciliar: assemelha-se ao procedimento clássico da coleta normal do lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos, que não coincidam com a coleta normal. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos, sendo que o tipo e o número de contêineres variam de acordo com o sistema implantado.
• Coleta seletiva em Postos de Entrega Voluntária ou em Locais de Entrega Voluntária: é o sistema que utiliza contêineres colocados em pontos fixos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis. Cada material deve ser colocado num contêiner específico, onde deve constar o nome do reciclável. Normalmente, estes recipientes são coloridos e em cores que acompanham uma padronização já estabelecida.
• Coleta seletiva em postos de troca: é o sistema que como o nome já diz, na troca do resíduo é entregue por algum bem ou benefício. Pode ser alimento, vale- transporte, vale - refeição, descontos e etc.
• Coleta seletiva por catadores: geralmente é uma atividade informal, executada por catadores de rua (autônomos ou em cooperativas). Um programa de coleta seletiva deve contemplar o trabalho destes indivíduos, mesmo que não haja apoio direto a esta atividade.
Vantagens:
● Benefícios Ambientais: Redução de custos com a disposição final do lixo (aterros sanitários e incineradores) e diminuição do volume de lixo; Aumento da vida útil dos aterros