tecnologia da informação
Contabilidade- é a ciência que estuda a formação e variação do patrimônio, registra e controla o patrimônio das empresas com fins lucrativos ou não, também é um instrumento de informações para tomada de decisões dentro ou fora da empresa. Qualitativos (qualidade) Quantitativo (quantidade). Etapas do processo contábil: coleta de dados- notas fiscais, gastos e lucros. Registros de dados-para o governo comparar quanto você ganha e quanto você declara. Controle de dados- isolar saldos de cada conta e divulgação dos dados- demonstrações contábeis.
Patrimônio é o conjunto de bens ex: caixa, bancos, estoques, equipamentos. Direitos ex: duplicatas a receber, ações Bovespa. Obrigações ex: fornecedores, empréstimos, impostos a pagar, salários a pagar. CONTAS: identificam as situações registradas pela contabilidade. Temos dois tipos de contas, Contas patrimoniais: são as contas que representam os itens que formam o balanço patrimonial, bens direitos e obrigações. Contas de resultado: representadas por receitas, custo de despesas, ou seja, estão diretamente ligadas ao resultado liquido, lucro ou prejuízo. Livro Razão- Demonstra cada conta isoladamente, e não mais o lançamento, ou seja, este separa o movimento de cada conta. Livro Diário- Demonstra o lançamento realizado de cada operação realizada, indicando a conta que foi debitada a cima e a conta que foi creditada a baixo. DEBITO: são as aplicações de recursos e CREDITOS: são as Origens dos recursos.
Instituições contábeis: IASB-criada em 1973 para estudar, preparar e emitir normas de padrões internacionais de contabilidade. IFRS- tem como objetivo harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas. CFC- tem como objetivo