tecnologia da informação
Há vários métodos de infecção dos computadores, tais como: acesso a páginas maliciosas, pen drives e mídias em gerais infectadas.
Vários são os tipos de códigos maliciosos, conforme explicados a seguir:
Vírus: É um tipo de programa que se propaga pelo computador, se espalhando em arquivos e programas, tornando-se parte integrante dos mesmos.
Trojan: É um programa que além de executar suas funções primordiais, infecta maliciosamente o sistema sem que o usuário perceba.
Rootkit: São programas e técnicas que não deixam com que o usuário perceba a presença de um invasor, ou seja, deixa escondido o invasor no computador.
Backdoor: Programa que permite que um invasor regresse ao computador já comprometido, através de outros meios criados para tanto.
Worm e Bot: São programas que se difundem através das redes, internet, explorando o que há de vulnerável no computador. Sendo que no bot, o invasor possui um comunicador remoto que permite o controle do sistema.
Devido aos bots, o computador afetado, torna-se um zumbi, como comumente é conhecido, pois em razão de ser controlado remotamente, o dono não tem conhecimento. Já quando são maiores números de computadores, a rede formada é denominada como botnet.
Spyware: É um programa projetado para monitorar um sistema e remeter informações a terceiros, existindo como principais tipos os keylogger, screenlogger e adware.
Em virtude destes malware os usuários dos meios tecnológicos que podem ser infectados devem atentar-se a manter sempre o computador atualizado, usando programas originais e atualizados, em especial um antivírus que