Tecnologia da informação
Redes Neurais
O que são redes neurais artificiais?
1. Segundo Alexandre P. Alves da Silva: “Uma rede neural artificial é uma estrutura de processamento de informação não - algorítmica na forma de um grafo direcionado, onde cada nó, denominado neurônio, possui muitas entradas e um único sinal de saída que pode ser desmembrado. O processamento em cada nó depende exclusivamente das entradas desse nó e dos valores acumulados em uma pequena memória local do mesmo”.
2. Segundo Simon Haykin: “Uma rede neural é um processador maciçamente paralelamente distribuído constituído de unidades de processamento simples, que têm a propensão natural para armazenar conhecimento experimental e torná-lo disponível para uso. Ela se assemelha ao cérebro em dois aspectos”:
a) O conhecimento é adquirido pela rede a partir de seu ambiente através de um processo de aprendizagem.
b) “Forças de conexão entre neurônios, conhecidas como pesos sinápticos, são utilizadas para armazenar o conhecimento adquirido.”
Pode-se dizer que redes neurais artificiais consistem em um modo de abordar a solução de probleca mas de inteligência artificial. Neste caso, em lugar de tentar programar um computador digital e de modo a fazê-lo imitar um comportamento inteligente (saber jogar xadrez, compreender e e manter um diálogo, traduzir a línguas estrangeiras, resolver problemas de matemática tais como a se encontram nos primeiros anos dos cursos de engenharia, etc.) procura-se construir um computador que tenha circuitos modelando os circuitos cerebrais e espera-se ver um comportamento inteligente emergindo, aprendendo novas tarefas, errando, fazendo generalizações e descobertas, e frequentemente ultrapassando seu professor. Da mesma forma, estes circuitos neurais artificiais poderão se auto-organizar, quando apresentados a ambientes diversos, criando suas próprias representaões internas e apresentar comportamentos imprevisíveis. E, melhor ainda, (ou pior) ter um