Radialismo: da conduta à legislação
Resumo: Conhecer as leis e entender como elas funcionam com a finalidade de manter a ordem e definir comportamentos é importante para o estudo da problemática entre a previsão da lei e o cumprimento da mesma, bem como, perceber a relevância da conduta ética no exercício da profissão de radialista, permitindo a compreensão através de um olhar mais critico para aquele que futuramente irá se inserir no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Lei, ética, comportamento moral, direitos, radialismo
O homem busca constantemente explicações para seus atos, tanto no plano normativo quanto factual, o indivíduo procura refletir as ações humanas e assim ter participação efetiva em um grupo social, suprindo suas necessidades e sendo aceitos como parte de uma comunidade. Para ter tal reconhecimento perante o coletivo, há um conjunto de normas que formam a base do comportamento social do homem, a moral. Estas normas são seguidas pelos indivíduos de forma consciente, por isso, sempre que age, o homem ao invés de culpar a influência do mundo a sua volta – coletivo – pensa que decide sozinho, assumindo uma responsabilidade individual pela sua ação. Quando esta ação é refletida ou explicada que entramos em uma questão ética.
A ética não estabelece regras, no entanto, explica as ações do homem frente a problemas concretos. É a ciência que estuda o comportamento moral do homem em sociedade. Desta forma, entende-se que a humanidade é pautada por normas que podem ser compridas ou violadas, buscando sempre uma boa vida em sociedade. Quando há pratica imoral e a explicação ética não é suficiente para regular os atos humanos, tem-se outros meios que definem o comportamento social: através de normas ou conjunto de normas jurídicas criadas por processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes, sendo estas, a lei.
Lei é toda a regra