Tecnologia da Informação
2 - A lei de Moore acabou influenciando não tão somente os processadores, mas também outras áreas da informática como Comércio Eletrônico e SCM.
3 – Nos últimos anos, houve um grande investimento em TI. No ano de 2005 estimasse que o mundo todo empregou 4 trilhões de dólares nesta área. Contudo, não se percebe a mesma evolução em termos de produtividade, ou seja, não se consegue perceber um retorno deste investimento de forma contundente. A esta discrepância entre os valores investidos comparados aos valores “colhidos” dá-se o nome de Paradoxo da Produtividade, a tentativa de explicar esse paradoxo, foram elaborados diversos estudos, simulações, etc. Todas elas podem ser divididas em basicamente três categorias:
1) Problemas com dados ou análises escondem os ganhos de produtividade da TI;
2) Perdas em outras áreas anulam os ganhos de produtividade da TI;
3) Custos e perdas anulam o ganho de produtividade da TI.
4 – Poderia ter colocado um sistema automatizado, mantendo seus 10 funcionários.
5 - É um conjunto de dados referente a medidas objetivas de desempenho. Estas medidas podem ser obtidas muitas vezes através de empresas especializadas em medidas de performance. Existem dois tipos de benchmarks: Numéricos - Fornecem medidas numéricas de desempenho, e os, melhores práticas - A ênfase à forma de execução das atividades dos sistemas de informação, em vez das medidas numéricas de desempenho.
6 - Existem duas formas de se implementar TI nas empresa, a primeira é através da aquisição dos insumos de TI, a outra é através do aluguel de insumos de TI. No caso da aquisição, a melhor estratégia é a de Rateio de Custos. Algumas empresas têm como política usar um centro de custo não-alocado para lançar os