Tecnologia da informação
1. Redes
Uma rede é um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação (denominados frequentemente de nós). Um nó pode ser um computador, uma impressora ou qualquer outro dispositivo capaz de enviar e/ou receber dados gerados noutros nós da rede.
Processamento Distribuído
Hoje em dia, as maiorias das redes usam processamento distribuído para executar uma tarefa entre muitos computadores (tipicamente PCs e estações de trabalho – Workstation). Isso é muito mais eficiente que entregar todo o poder de processamento a uma única máquina poderosa e deixa-la responsável por todos os aspectos computacionais da rede.
Critérios de Comparação
Redes podem ser comparadas segundo alguns critérios de comparação. Os critérios mais importantes são a performance, a confiabilidade e a segurança.
Performance
A performance de uma rede pode ser medida de diferente formas, dentre elas incluem-se o tempo de trânsito e o tempo de reposta. O tempo de trânsito é o intervalo de tempo necessário para uma mensagem viajar de um dispositivo a outro. O tempo de resposta é o tempo decorrido entre uma solicitação e uma resposta. A performance de uma rede depende de inúmeros outros fatores, tais como o número de usuários, o meio de transmissão, a capacidade do hardware conectado à rede e a eficiência do software que roda na rede.
Confiabilidade
Além da garantia de entrega, a confiabilidade de uma rede é medida pela frequência de falhas, o tempo de reconfiguração de link após uma falha e a robusteza da rede numa catástrofe.
Segurança
Segurança de rede é um critério cuja finalidade é assegurar a proteção dos dados e das informações que trafegam na rede de acesso não autorizado.
Parte Física
Antes de discutir as redes, precisamos definir alguns atributos de redes.
Tipo de Conexão
Uma rede é constituída de dois ou mais dispositivos juntos através de links. Um link é um caminho de comunicação por onde são