Tecnologia da Informação e a Contabilidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIEGO DE OLIVEIRA
FÁBIO AUGUSTO
MARCELO FRANCISCO
MARIANA ALMEIDA
NATHÁLIA MATHEUS
RAPHAELA FERNANDES
RENATA BRITO
tecnologia da informação e a contabilidade
VOLTA REDONDA
2013
JUSTIFICATIVA
As rápidas e profundas transformações que o mundo assiste a cada dia, vêem impondo ao contador a necessidade de mudar. Essa mudança deve ocorrer na mesma velocidade em que a sociedade que o rodeia se transforma. Dessa forma é preciso ter ciência da necessidade de se adaptar as novas situações e de se atender as novas necessidades que surgem a cada dia.
Com todo o avanço tecnológico, a área da Contabilidade vem seguindo o ritmo do TI, trilhando os caminhos do desenvolvimento, visando atingir os padrões de agilidade e qualidade exigidos pela sociedade para uma maior e melhor eficiência e eficácia. É percebível a permanente necessidade de automação da Contabilidade, que tem estado vulnerável às constantes alterações do contexto econômico, de um lado atingida pelas mudanças da economia, e de outro, pelo volume e complexidade das transações que envolvem as operações das empresas em geral.
OBJETIVO
O objetivo geral é focalizar os principais fatores que vão delinear o profissional contábil diante da nova realidade.
Hoje, mais do que nunca, é preciso ter visão abrangente das novas condições de trabalho exigidas pelo mercado globalizado. Vivemos uma era de intensas mudanças em ritmo acelerado. Todas as profissões estão passando por um processo de reflexão, para avaliar se a sua atuação está de acordo com os novos preceitos e exigências impostas pelo fenômeno da globalização. O mundo vem ultrapassando barreiras, quebrando antigos padrões de comportamento, impondo novas regras. Estamos vivendo, em uma sociedade surpreendentemente dinâmica, instável, evolutiva e de transformação. Diante desse