Trabalho sobre tecnologia da informacao na contabilidade
APS – Atividade Pratica Supervisionada.
APS – Atividade Pratica Supervisionada.
Introdução
O trabalho aborda o uso da Tecnologia da Informação na Contabilidade, o papel do administrador nos dias de hoje, quais os procedimentos necessários para a abertura de uma empresa e todas as obrigações acessórias para o perfeito funcionamento da mesma.
Desenvolvimento
A Tecnologia da Informação na Contabilidade
È a fase atual, com a escrituração feita eletronicamente, utilizando-se os grandes equipamentos (mainframes) e os micros como instrumentos de trabalho. Os livros de registros foram substituídos por folhas soltas ou formulários contínuos e os fichários por pastas contínuas e disquetes. A partir da década de 80, houve enorme crescimento no uso e disseminação dos micros, juntamente com os sistemas informatizados ligados ás áreas administrativa, comercial, contábil e financeira das empresas.
Os aplicativos para as diversas áreas das empresas estão sempre lançados no mercado, na área fiscal, por ex. emitem guias de recolhimento de impostos e contribuições, termos de abertura e encerramento, todos antes feito a mão ou em máquina de escrever. Programas como do imposto de renda a disposição no site da receita federal.
Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores.
A contabilidade não se restringe mais apenas a fiscal, evoluindo assim para contabilidade financeira, gerencial e controladoria.
O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial. São áreas de análise contábil e operacional das empresas. Importância da informática para as empresas e a contabilidade Há grande diferença entre a forma atual de fazer contabilidade de uma empresa e os métodos adotados há 15 ou 20 anos atrás.
A informática