Tecnologia da informação e comunicação na gestão estratégica
CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DATA: FEVEREIRO, 2013
Introdução Como o crescimento acelerado da Tecnologia da Informação, estamos experimentando um acelerado processo da globalização da cultura e da economia, A evolução dos fatores básicos da revolução digital, que é o principal responsável pelas mudanças, dando a atenção para aspectos tecnológicos de hardware (equipamentos) e software (tecnologia de sistemas). Esta revolução vem impulsionando o crescimento da sociedade e das organizações, ficando assim as empresas dependentes da tecnologia fazendo com que haja mais competitividade.
Tecnologias de Informação A expressão Tecnologias de Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de produtos ou serviços, conjunto de recursos, hardware/software, conjunto de equipamentos e aplicações: hardware, sistemas software, comunicações, ferramentas, inteligência artificial, sistemas para escritório, sistemas de apoio a desenho e produção, sistemas de apoio a executivos, que permitem a recolha, armazenamento, transferência e utilização de dados cada vez mais rápido.
O aumento da capacidade e velocidade de processamento de TI proporcionou uma plataforma para aplicações mais complexas nas áreas da gestão de bases de dados, processamento distribuído de informação, sistemas inteligentes e comunicação eletrônica. Consequentemente, as TI proporcionam novas definições de processos pela eliminação de limitações de tempo, localização, ou estruturas organizacionais ou fornecendo novas bases para a diferenciação. Isto só pode, no entanto, ser alcançado quando os processos e as TI estão cuidadosamente alinhados com os objetivos globais da organização.
A importância das TI, seu alinhamento e impacto nos sistemas organizacionais atuais é de vital importância para o posicionamento estratégico das organizações, o que se justifica pelas vantagens que