Tecnologia da informacao
A Placa mãe, também conhecida como mainboard ou Motherboard, é uma placa de circuito impresso. Considerado a placa mais importante do computador, pois sua função é permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Além do processador encontramos na placa mãe memorias, Bios, conectores Slot de expansão,Chipset, que são os principais circuitos integrados da placa mãe e são responsáveis pelas comunicaçoes entre o processador e os demais componentes.
Evolucão das Placas Mãe
A partir de 1981, podemos encontrar as placas mãe XT. O mais comum dos microsprocessadores dessa placa era o 8088. Operava com clocks de 4,77MHz, 8 MHz, 10 MHz e 12MHz. Esse ultimo sendo o mais problemático, pois fazia o 8088 de 10 MHz trabalhar com frequência de 12MHz, causando instabilidade de funcionamento. Essas placas utilizavam uma memoria de 16 bits e todos os demais circuitos com 8 bits.
Hoje você poderá observar nas placas mae mais modernas além microprocessador e das memorias, chips especiais, chamados de VLSI ( Very Large Scale of Integration) ou seja, Integracao em Escala Muito Alta. As placas de mae XT usavam chips SSI, MSI e LSI (Integração em escala baixa, média e alta). Um chip VLSI é equivalente a centenas de chips SSI, MSI e mesmo LSI. É graças aos chips VLSI que as modernas placas de CPU são compactas, baratas, rápidas, confiáveis e dissipam menos calor.
Classe AT ( Advanced Technology) outra tecnologia que vale a pena estudar, já que é o primeiro utilizar foi o Computador 286. CPU 386, 486, Pentium
Veja os Slots de 8 e 16 bits ( no XT, existiam, apenas de 8 bits). Observe as memórias existentes na placa de CPU da figura 2. Trata-se de memórias DRAM com encapsulamento DIP (Dual In-Line Package). Até o início dos anos 90, este era o encapsulamento mais comum entre as memórias DRAM. Depois disso, passaram a ser mais comuns as memórias DRAM com os encapsulamento SIPP, SIMM de 30 pinos,
SIMM de 72