Vazão volumetrica
Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa.
Definida pela fórmula
Com a área a em m² e a velocidade de escoamento v em m/s, vazão é dada em m³/s.
Unidades:
Fluxos de gás e líquido podem ser medidos com volumes, como litros por segundo ou quilogramas por segundo. Essas unidades podem ser mutuamente conversíveis, sabendo-se a densidade do material, sendo que a densidade de um líquido não depende tanto de suas condições. Já nos gases a densidade depende de uma série de fatores: pressão, temperatura e da natureza ou composição do gás.
Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m³/s, m³/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm³/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cú bico por hora), entre outras.
Qv=Vt , onde V = Volume, t = Tempo e Qv = Vazão Volumétrica
Vazão mássica – É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.
Qm=Vt onde: m = massa, t = tempo, Qm = vazão mássica
Conceitos físicos para medição de vazão: • Calor Específico
Define-se calor específico como o quociente da quantidade infinitesimal de calor fornecido a uma unidade de massa de uma substância pela variação infinitesimal de temperatura resultante deste aquecimento. Na prática, temos: A quantidade de calor necessária para mudar a temperatura de 1 grama de uma substância em 1ºC. • Viscosidade É definida como sendo a resistência ao escoamento de um fluido em um duto qualquer. Esta resistência provocará uma perda de carga adicional que deverá ser considerada na medição de vazão.
TIPOS E REGIME DE