tecnologia da informacao
O uso da Tecnologia da Informação (TI) na contabilidade vem introduzindo uma nova maneira de visualizar os procedimentos contábeis (Catelli, 2001)
A contabilidade avalia a posição patrimonial das organizações, onde são registrados todos os fatos econômicos e financeiros que ocorrem na mesma, permitindo aos administradores, através dos demonstrativos contábeis, ter uma posição da situação da organização. (Hendriksen e Van Breda, 1999).
A contabilidade é feita com base em documentos que são gerados pelos processos organizacionais , sendo feitos os lançamentos com base nestas informações. No início, a contabilidade lançava estes documentos e fazia a análise de sua autorização antes da entrada no sistema.
Com o uso da Tecnologia da informação, os lançamentos contábeis são feitos de forma automática, não sendo necessário os lançamentos serem realizados pela contabilidade (Pasa,2001). Isto fez surgir a preocupação se realmente estes lançamentos foram devidamente autorização para compor o registro contábil e se foram feitos os registros de forma correta.
Como as organizações alteraram os seus procedimentos pela utilização da Tecnologia da Informação, essas alterações refletiram na área das ciências contábeis, pois alterou a sua forma de atuação com a automatização dos processos executados, que antes era feita de forma manual e agora passaram a ser de forma automatizada, não existindo a necessidade de grande uso de papéis, pois os arquivos agora são arquivos magnéticos.
Este novo ambiente, modificado pela tecnologia, tem gerado a necessidade de reformulação dos métodos de trabalho, como na formação profissionais que devem apresentar um perfil que venha a atender os atuais procedimentos para esta nova contabilidade.
Este novo profissional deve atender as modificações que a Tecnologia da informação vem causando a área contábil. Este novo profissional deve fornecer informações muito mais rápida aos setores