estudo dirigido
1) Explique a figura abaixo, dando especial ênfase aos mecanismos de deleção, inativação e supressão clonal. Dica: não se atenha apenas a legenda da figura, mas também e principalmente procure as moléculas e mecanismos envolvidos no processo.
Figura 25-13 Mecanismo de indução de tolerância imunológica aos antígenos próprios.
2) Explique os mecanismos de apresentação de antígenos e de ativação de células T e explique a importância do MHC para a imunidade, dando particular importância para o reconhecimento antigênico e para as vias de sinalização de ativação das células imunes
(células T e outras). Dica: Focar nos mecanismos moleculares.
3) Explique como as células T citotóxicas matam células-alvo.
4) Preenche as lacunas (as funções) da tabela 25-3 abaixo.
5) Explique detalhadamente e interprete cientificamente a figura 1 abaixo.
Fig. 1: Camundongos tratados com dieta normal (dieta A) e dieta hipoproteica (dieta B) foram infectados com Leishmania donovani e parâmetros bioquímicos analisados como mostrado nos gráficos.
Doenças Infecciosas
1) Um homem de 38 anos de idade foi infectado por HIV há 8 anos. Nos últimos 18 meses, o paciente tem recebido terapia antirretroviral altamente ativa, com um tratamento de controle que inclui zidovudina, estavudina e ritonavir. Inicialmente, o nível de RNA de
HIV-1 diminuiu para menos de 50 cópias/uL após o início da terapia; atualmente, esse nível está em 5120 cópias/uL. Forneça uma explicação molecular e cientificamente válida para esse aumento.
2) Explique molecularmente como ocorre a infecção pelo vírus da AIDS e a relação do mecanismo de invasão com pessoas resistentes a infecção.
3) Explique detalhadamente ao menos um mecanismo de resistência a antibiótico observado em patógenos.
4) Explique detalhadamente os conceitos apresentados na figura 2 (abaixo), dando ênfase aos aspectos moleculares do processo.
5) Explique detalhadamente os conceitos apresentados na figura 3 (abaixo).