tecnologia da construção na era colonial
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO CIENCIAS E TECNOLOGIA
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO Prof. DERMIVAM
PROF. DERMIVAM 30/07/2014 STE 31
TRABALHO SOBRE A TECNOLOGIA USADA NA ERA COLONIAL TECNOLOGIA DA CONTRUÇÃO CIVIL NA ERA COLONONIAL
ILHÉUS
30/07/2014
INTRODUÇÃO
A evolução de um Povo, Nação ou Civilização ao longo da História é mostrada pelas riquezas culturais com as quais são feitas suas construções. A Arquitetura e a Engenharia Civil, desde os tempos mais remotos ditam o grau de tecnologia e avanço cultural da Sociedade.
ILHÉUS
30/07/2014
RESUMO
A Engenharia Civil no Brasil começou de forma singela, as primeiras obras de porte “social” foram feitas por Oficiais Engenheiros e Mestres Pedreiros, conhecedores da época, vinham com experiência passada por gerações, não possuíam faculdade, apenas o conhecimento adquirido e mesmo assim estas obras sobreviveram ao tempo para contar e deixar sua marca na história. Mesmo sem as técnicas e a tecnologia dos dias de hoje foi possível construir obras grandiosas que sobreviveram ao tempo para dar os detalhes minuciosos de suas construções ricas em detalhes e grandiosas fachadas.
ILHEUS
30/072014
A Engenharia Civil no Brasil iniciou suas atividades de forma não regulamentada no período colonial com a construção de fortificações e igrejas (MORAES, 2005). Durante esse período atuavam duas categorias de profissionais na área de engenharia: os oficiais Engenheiros e os Mestres Pedreiros. Os primeiros eram oficiais do Exército Português, com o objetivo principal de executar obras de engenharia (alguns nem tinham um curso regular na área, mas eram os únicos que tinham algum conhecimento sistemático a respeito), e os Mestres, também chamados mestres de risco, eram os que projetavam e