educacao fisica basquetebol
Módulo 15: Actividades Físicas/Contextos de Saúde III (Tema 1)
Basquetebol
ÍNDICE
Introdução______________________________________pág.3
Desenvolvimento
História do Basquetebol_________________pág.4
Regras da Modalidade__________________pág.5-7
Federação portuguesa de basquebol_______pág.8
Equipas Portuguesas e Campeonatos______pág.9
Quadro competitivo_____________________pág.10
Método de treino_______________________pág.11-13
Benefício para a saúde (…) _______________pág.14-15
Conclusão__________________________________pág.16 Bibliografia__________________________________pág.17
INTRODUÇÃO
A prática de actividade física contribui para a melhoria da aptidão física, da saúde e do bem-estar físico e psicológico.
Este trabalho visa abordar conteúdos acerca do Basquetebol, actividade cuja prática contribui significativamente para a melhoria da saúde física, como por exemplo prevenção de osteoporose, bem como para a melhoria da saúde mental.
A prática regular de actividades físicas aumenta entre 5 a 13% a mineralização óssea dos adolescentes, contribuindo para uma eficaz prevenção primária da osteoporose. Praticantes de basquetebol têm, segundo um estudo conduzido pelo Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, mais 5-7% de densidade mineral óssea nos membros inferiores do que os não praticantes. Este tema será de seguida mais aprofundado.
História do Basquetebol
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, de Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma importante tarefa do seu diretor que passava por criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, vistos que oInverno era muito rigoroso, e impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano. James Naismith descartou logo um jogo que se utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois