Tecnologia bim
Modelagem de Informações para Construção (BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projetos na construção civil.
Sérgio Salles Coelho / Celso Carlos Novaes
A colaboração e a cooperação entre os profissionais atuantes nas várias etapas de projeto são fundamentais para a eficiência dos resultados finais. Os sistemas categorizados como Computer Supported Collaborative Work (CSCW) são ferramentas computacionais que surgem neste contexto para mediar o processo, proporcionando a troca de informações com agilidade, para que todas as sugestões sejam aproveitadas, mesmo de profissionais à distância, assim como que seja dividida a responsabilidade acerca da solução final.
A tecnologia BIM, uma vez que opera com modelos paramétricos, permite que as alterações feitas no modelo em três dimensões sejam atualizadas em todos os desenhos do projeto, como também nas tabelas de orçamento e especificações.
Em segunda etapa, o modelo gerado é compartilhado com outros profissionais que irão agregar análise de outras variáveis como tempo, eficiência energética, dados financeiros, além das ligadas diretamente com o projeto de arquitetura. A cooperação entre os profissionais neste processo se faz necessária para garantir a interoperabilidade dos dados. Sistemas como o Revit da Autodesk permitem este tipo de operação, desde que todos os participantes possuam o sistema para compartilhar o modelo desenvolvido pelo usuário. A coordenação das trocas de informações, assim como a armazenagem dos projetos desenvolvidos podem ser auxiliadas por softwares como o Buzzsaw, Asite e Newforma.
Em última etapa, protocolos abertos como o IFC e os desenvolvidos pela BuildingSmart garantem que os profissionais desenvolvam de forma colaborativa um modelo de dados considerado um protótipo completo da construção. Espera-se que esse modelo BIM seja disponibilizado através de um banco de dados acessível pela internet, onde os modelos 3D serão elaborados e compartilhados.
O sistema ONUMA