Tecnogia e funções no nosso dia a dia
Jorge Ricardo da Costa Ferreira e-Geo – Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
Av. Berna 26 C 1069-061 Lisboa
Telef. 21 7933519
Fax. 21 7977759
jr.ferreira@fcsh.unl.pt
Palavras Chave
Geografia, Sociedade da Informação, Disseminação do Conhecimento, Geografia da
Sociedade da Informação.
Resumo
Todas as acções do quotidiano se desenvolvem no espaço. É também sobre ele, que circula toda a informação e o conhecimento e estes são, actualmente, os elementos chave na organização dos territórios. A sua criação, utilização e distribuição devem por isso fazer-se de forma equilibrada por todo o território, de modo a permitir a todos os indivíduos a participação numa sociedade igualitária, onde os fluxos do saber se possam sobrepor aos fluxos dos interesses.
A Sociedade da Informação depende, em grande parte, da capacidade tecnológica para disseminar a informação e, por consequência, o conhecimento no território, criando condições que permitam um desenvolvimento mais equilibrado, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista económico e evitando a existência de territórios de info-exclusão.
Para CASTELLS (2001), a Internet é a plataforma tecnológica que caracteriza a ‘Era da
Informação’: a rede. A Internet deve ser por isso considerada mais do que uma mera tecnologia, pois a sua importância ultrapassa em muito as fronteiras da cultura e da sociedade, fazendo já parte do quotidiano e das novas formas de pensar e transmitir a informação, tornando-a num bem de primeira necessidade, essencial ao pleno desenvolvimento sócioeconómico. O seu papel como plataforma de criação e distribuição de conteúdos assume-se como um elemento indispensável para a educação na sociedade actual, uma vez que torna
a informação um bem de muito mais fácil obtenção. “... tal como as novas tecnologias de geração e distribuição de