Apresentação do Trabalho
Tratar o Turismo como ciência torna possível o desenvolvimento dentro de um campo de conhecimento que dominaria a atividade, através de estudo e pesquisas. Neste contexto, seriam desenvolvidas metodologias para chegar a teorias e conceitos que encaminhasse o Turismo para uma evolução planejada e sustentável. Além da correção dos erros provenientes da má administração da atividade, seriam produzidos novos saberes, pois este uma das principais funções da ciência. Outra função da ciência que interessa diretamente o Turismo é a possibilidade de mesmo provisoriamente permitir previsões confiáveis sobre acontecimentos futuros e indicar formas de controlar podemos intervir convenientemente sobre esses, sendo uma atividade dinâmica e sujeita a variações constantes por motivos diversos, este recurso seria a solução para vários problemas, a sazonalidade por exemplo.
Para chegar a esta evolução da atividade é necessário elevar o nível de qualidade dos estudos e pesquisa da área. Compreender o Turismo além de uma perspectiva econômica, priorizar as questões socioculturais e ambientas. Este seria o papel das Universidades, que através da formação superior investiria em pesquisas e produções cientificas consistentes, tornando o Turismo respeitado na sua complexidade.
O Turismo é uma futura ciência, mas por ser uma atividade de forte impacto econômico acaba por restringir o seu papel as questões financeiras não destacando a sua relação com as outras ciências tornando secundário os seus componentes teóricos.