sensoriamento
Dispositivo que converte uma grandeza física de qualquer espécie em outro sinal que possa ser transmitido a um elemento indicador, para que este mostre o valor da grandeza que está sendo medida ou que seja inteligível para o elemento de comparação de um sistema de controle.
Tipos de Sensores
Como existem sinais analógicos e sinais discretos a serem controlados num sistema, os sensores também devem indicar variações de grandezas analógicas e discretas. * Sinal discreto ou digital: sinal quantificado que indica a existência ou não de um evento. Pode assumir os valores zero ou um ou uma combinação destes.
* Sinal analógico: sinal cuja informação pode assumir qualquer valor dentro de uma determinada faixa (range).
Portanto podem-se classificar os sensores de acordo com a natureza do sinal de saída em:
* Sensores discretos
* Sensores analógicos
Sensores discretos
Os sensores discretos são utilizados para monitorar a ocorrência ou não de um determinado evento. Apresentam em sua saída dois estados distintos como ligado (on) ou desligado (off) ou a presença ou ausência de determinada grandeza elétrica. Podem ser dispositivos eletromecânicos simples e de baixo custo como microswitchs e interruptores fim de curso. Ou eletrônicos como os sensores de proximidade indutivos e capacitivos.
Sensores discretos eletrônicos
Características dos sensores discretos eletromecânicos e eletrônicos:
Sensores analógicos
Os sensores analógicos são utilizados para monitorar uma grandeza física em uma faixa contínua de valores estabelecidos entre os limites mínimo e máximo.
Apresentam em sua saída um sinal de tensão ou corrente ou resistência proporcional a grandeza física sensoriada.