Tecnlogia em nossa vidas
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
1. CONTEXTO HISTÓRICO
Com o avanço da Física, da Mecânica e da Matemática no século XVII, as pessoas passaram a interpretar a si próprios e a sociedade e a sociedade sob o prisma dos métodos, conceitos e suposições que tais ciências utilizavam. Desse modo começaram a rejeitar, em parte, a teologia e o misticismo de outras formas de interpretação das pessoas e da sociedade. Surge, assim, o modelo mecanicista e burocrático de interpretação social, pelo qual as sociedades são vistas como espécies de máquinas complexas, cujas ações e processos podem ser analisados e pode-se identificar seus componentes e seus diversos inter-relacionamentos, bem como os efeitos daí decorrentes. O moderno enfoque dos sistemas empresariais procura desenvolver:
* Uma técnica para lidar com o grande e complexo conjunto de atividades da empresa; * Um enfoque único no todo, que não permite a análise separada das partes do todo, em virtude das complexas inter-relações das partes entre si e com o todo; e * Um estudo das relações entre os elementos componentes dos sistemas , em preferência ao estudo isolado dos elementos, destacando-se o processo e as probabilidades de transição, especificados em função de seus arranjos estruturais e da dinâmica de atuação destes elementos.
1.1 SISTEMAS E SEUS ASPECTOS BÁSICOS
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam função específica. É fundamental saber, que os sistemas tem seis componentes , que são apresentados na sequência:
* Os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema, quanto ao do próprio sistema. É a finalidade para o qual o sistema foi criado. * As entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema os materiais, as