Tecnilogia digital
Nesse nosso primeiro momento iremos conversar um pouco sobre essa tão comentada estruturação que a nossa sociedade vem adquirindo nos últimos 50 anos. Inclui-se quais são as características de uma mudança como essa, quais os pontos importantes que devemos nos ater, e finalmente, qual seria, dentre todos eles, um dos pontos centrais que podem guiar nossos estudos sobre esse processo de transição.
Existem certos períodos históricos que são considerados especiais por suas características, principalmente pelas mudanças ocorridas nos planos social, cultural, religioso, político, econômico e demográfico, entre outros. Segundo o paleontólogo Stephen J. Gould (apud Cohen, 2000, p. 16), “[...] a história da vida é uma série de situações estáveis, pontuadas em intervalos raros por eventos importantes que ocorrem com grande rapidez e ajudam a estabelecer a próxima era estável”, e o autor acredita que o final do século XX é um desses raros períodos. Também é possível defender que não existe exatamente uma “fronteira” entre um período histórico e outro, pois mudanças vêm ocorrendo continuamente e de maneira rápida há algum tempo, desde a Revolução Industrial, evitando-se, dessa maneira, a análise a partir de marcos históricos. De uma maneira ou de outra, a mudança está aí, e tentaremos seguir a linha de que realmente a sociedade está passando por um momento de transição, já conceituado por diversos autores (Bell, 1973; Toffler, 1995; De Masi, 2000) como o fim da Era Industrial e o início de uma nova era histórica.
Entretanto, existe uma grande dificuldade em identificar onde está o ponto central dessa mudança. Uns dizem que está na informação, como Naisbitt (1987), outros já preferem defender que está no conhecimento, como Toffler (1995), ambos autores que focam em