Cultura midiática
Curso: Mecânica - Projetos
RA Nº: 09203345
RESUMOS
“Cultura Midiática”
“O crescimento das mídias e dos signos”
“O Homem e as máquinas”
FACULDADE DE TÉCNILOGIA DE SÃO PAULO
HUMANIDADES
2009
Relator: Daniel Teixeira de Aquino
Função: Aluno do curso de Projetos
Assunto: Resumos dos textos fornecidos pela professora.
Solicitante: Virginia
Data: 09/10/2009
Objetivo
O relatório tem o objetivo apresentar um resumos sobre os três textos dados pela professora em sala de aula.
TEXTO 1
“Cultura Midiática”
Todas as formações sociais, desde as mais simples até as mais complexa, apresentam três territórios inter-relacionados: o econômico, o político e o cultural.
Há duas concepções básicas de cultura que são as humanistas de um lado, e as antropológicas de outro.
As humanistas são seletivas, concebendo como culturais apenas alguns segmentos da produção humana em detrimento de outros considerados não culturais. As antropológicas são não seletivas, pois aplicam o termo cultura à trama total da vida humana numa dada sociedade, à herança social inteira e a qualquer coisa que possa ser adicionada a ela.
A oposição entre os conceitos das duas concepções foi um problema do início deste século, logo superado pelas impressionantes transformações por que a cultura vem passando.
Dois tipos de culturas apareciam nas sociedades ocidentais até meados do século XIX: cultura erudita das elites e a cultura popular das classes dominadas. O advento da cultura de massas a partira da evolução dos meios de reprodução como os jornais, fotos, cinema, seguida da grande presença dos meios eletrônicos de difusão como os rádios e a televisão, produziu um grande impacto na divisão da cultura erudita e popular, tendendo a dissolver as polaridades entre as duas e anulando suas fronteiras.
Após essa crescente evolução dos meios de comunicação