Tecnico
O conceito de telemetria já é bastante difundido mundialmente, sendo utilizado principalmente pelo mundo corporativo. Pode ser aplicada em diversas situações, pois se baseia na ideia de transmitir e receber dados através de tecnologias de comunicação sem fio. Ou seja, um equipamento que esteja “gerando” dados em um determinado local, poderá ter suas informações enviadas para outro equipamento utilizando a comunicação sem fio.
A palavra telemetria vem do grego tele = remoto e metron = mensurar. Por isso, os dados transmitidos e recebidos pela telemetria são caracteristicamente relacionados à mensuração de equipamentos ou mesmo de processos, dependendo da sua forma de aplicação. A telemetria ficou mais conhecida pelo público em geral a partir de seu extenso uso nas corridas automobilísticas, como no campeonato de Fórmula 1, no qual dados sobre o carro são coletados para serem estudados pelos especialistas buscando melhores performances e, consequentemente, melhores resultados nas corridas. Dentre os dados telemedidos estão temperatura, velocidade da roda, acompanhamento da aceleração e da suspensão. 2. COMO FUNCIONA?
Um sistema de telemedição normalmente consiste de um aparelho, um dispositivo de controle, um meio de transmissão sob a forma de cabos, ondas de rádio ou GPRS. Também se realiza através de dispositivos e sistemas para gravação ou exibição de dados. O aparelho transmite informações, tais como temperatura, pressão ou vibração, a uma distância para efeitos de medição e monitoramento. 3. VANTAGENS * Os instrumentos agrupados podem ser consultados com mais facilidade e rapidez, possibilitando à operação uma visão conjunta do desempenho da unidade. * Pode-se reduzir o número de operadores com simultâneo aumento da eficiência do trabalho. * Cresce consideravelmente a utilidade e a eficiência dos instrumentos face as possibilidades de pronta consulta, manutenção e inspeção em situação mais acessível, mais