Tecnico
Bruna Moura Maciel1; Émerson Rodrigues Borges2; Francis Bakon da Silva Ferraz3; Rafaela da Silva Alves 4; Nome do Orientador: Marco Antônio Firmino de Sousa5.
1. INTRODUÇÃO
“Uma mesma região do espaço podem existir dois tipo de campos, um escalar e outro vetorial. Ambos os campos, no experimento em questão, são gerados pelo mesmo fenômeno físico _ a existência de carga elétrica não nula no objeto de plástico. Ainda, note que para ambos os tipo de partícula de pó e o terminal do voltímetro eletrônico. Esta “ação à distância” da carga elétrica sobre outros corpos físicos é o fenômeno fundamental que rege o funcionamento de uma antena, visto que de quanto mais distante pudermos gerar efeitos sobre corpos físicos implicitamente maior a nossa “área de influência”. No contexto de aplicação de antenas, esta maior “área de influencia” vista de atender objetivos econômicos, militares, geopolíticos, etc. Assim, o principal objetivo da Teoria de Antenas é estudar meneiras de maximizar esta “ação à distância” da carga elétrica, fenômeno este que é denominado Irradiação Eletromagnética.”
Com base no texto este projeto, visa mostrar um detector elétrico magnético utilizando o hardware livre Arduino UNO REV 3.
O foco do projeto é para área da construção em geral, pois tem a capacidade de detectar o campo eletromagnético produzido por um condutor quando percorrido por uma corrente elétrica, mesmo se esse condutor estiver embutido.
2. METODOLOGIA
2.1. A PESQUISA
Durante os inicios das pesquisas com o hardware livre Arduino, foi nos proporcionado uma infinidade de possibilidades para dia utilização: robótica, eletrônica, automação entre varias outras. Pensando nessa infinidade foi-nos lançado um desafio em sala de aula, no curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Católica do Tocantins, aos vários alunos da turma do 2º período, que fosse desenvolvido um projeto, com o acima referenciado hardware, como proposta