tecnico
Conceitos de ruído:
No ponto de vista da higiene ocupacional, Ruído é o fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão.
Do ponto de vista da física, ruído é, por definição, a variação de pressão sonora sob a forma de ondas mecânicas, que representam oscilações dos sistemas de materiais elásticos.
Avaliações
Foram realizadas dosimetrias durante a jornada de trabalho utilizando dosímetro digital Instrutherm, modelo DOS-450, previamente calibrado, operando em circuito de compensação “A”, e circuito de resposta lenta “SLOW”, com leitura próxima ao ouvido do empregado, considerando períodos de exposição a ruídos contínuos, de diferentes níveis,as avaliações do ruído foram realizados em todos os setores da empresa, e obteve-se os seguintes resultados mostrados na tabela 1.
Tabela 1
Setor
Funções expostas
Local/
Atividades
Nível de Ruído
Dose de Exposição
(Diária )
Limite
de Tolerância dB(A) Tempo de Exposição dB(A) Escritório
Administração
Oficina
08h00 p/d
80 db(A)
31%
85 db(A)
Lavagem
Auxiliar
Oficina
06h00 p/d
85 db(A)
75%
85 db(A)
Manutenção
Mecânico e auxiliar
Oficina
08h00 p/d
95 db(A)
238%
85 db(A)
Resultados
Na avaliação realizada constatou-se que as áreas de lavagem de peças e escritório o agente ruído esta dentro do LT permitido na NR15 anexo I, e na área de manutenção onde se realiza a manutenção dos veículos, o nível de ruído esta acima do LT permitido pela NR15 anexo I.
Fonte geradora do ruído:
A fonte geradora do ruído identificado na empresa , é os motores dos veículos quando estão em manutenção (sendo testados), podendo muitas das vezes chegar a quase 100( DB).
Medidas preventivas e corretivas
Como não a possibilidades de isolar a fonte geradora do ruído, a medida de controle indicado é proteger o trabalhador com o uso do