tecnico
Compressores são utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso.
Os compressores alternativos são compressores volumétricos que conseguem a elevação de pressão através da redução do volume de uma câmara (cilindro) ocupada pelo gás. Utiliza um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo em movimento de translação. Assim, cada rotação do acionador, o pistão efetua um percurso de ida e outro de vinda na direção do cabeçote, caracterizando o ciclo de operação.
O funcionamento do compressor alternativo está intimamente associado ao comportamento das válvulas. Elas possuem um elemento móvel (obturador) que funciona como um diafragma, comparando as pressões interna e externa do cilindro. O obturador da válvula de sucção se abre (para dentro do cilindro) quando a pressão na tubulação de sucção supera a pressão interna do cilindro, e se mantém fechado em caso contrário.
O obturador da válvula de descarga se abre (para fora do cilindro) quando a pressão interna supera a pressão na tubulação de descarga, e se mantém fechado na situação inversa.
1 - CICLO DE COMPRESSÃO
ADMISSÃO: o pistão se movimenta em sentido contrário ao cabeçote, fazendo com que haja uma tendência de depressão no interior do cilindro que propicia a abertura da válvula de sucção. Logo o ar é aspirado.
COMPRESSÃO: ao inverter-se o sentido de movimentação do pistão, a válvula de sucção se fecha e o ar é comprimido até que a pressão interna do cilindro seja suficiente para abrir a válvula de descarga.
DESCARGA: quando a válvula de descarga se abre, a movimentação do pistão faz com que o ar seja expulso do interior do cilindro. Essa situação dura até que o pistão encerre o seu movimento no sentido do cabeçote.
EXPANSÃO: a válvula de descarga se fecha e quando a pressão interna cair o suficiente, a válvula de admissão se abrirá. O momento em que as duas válvulas estão fechadas e o pistão se movimenta