Resumo - Teoria da produção (Discilina - Economia)
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA
DISCIPLINA: ECONOMIA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS
RESUMO
TEORIA DA PRODUÇÃO
TERESINA-PI
FEVEREIRO DE 2014.
TEORIA DA PRODUÇAO
1. INTRODUÇÃO
A palavra produção e suas derivadas têm origem na expressão latina producere, que significa fazer aparecer, expor, oferecer a venda, etc. Do ponto de vista Econômico, o conceito não é diferente, ou seja, produzir significa criar bens econômicos ou serviços oferecendo-os a venda ou a troca. O ato de fazer é o que chamamos de produção.
Na Teoria da Produção a unidade econômica em estudo e a firma ou empresa. Assim esta teoria visa proporcionar ao produtor a base racional necessárias para suas decisões, com relação à produção, que é precondição para se chegar a oferta.
2.IMPORTÂCIA
A importância do estudo da Teoria da Produção consiste no fato de que: seus princípios gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos; seus princípios também se constituem peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores de produção, bem como da alocação desses fatores entre os diversos usos alternativos na economia.
Portanto, a produção pode ser assim classificada:
Produção de bens econômicos (alimentos, remédios, máquinas, etc.)
Produção de serviços (transporte, diversão pública, serviço médico)
3. PROCESSO DE PRODUÇÃO
É a técnica por meio da qual um ou mais produtos vão ser obtidos a partir da utilização de determinadas quantidades de fatores de produção.
4. FATORES DE PRODUÇÃO Os fatores de produção são bens ou serviços transformáveis em produção e se dividem em: fatores de produção primários - são os fatores naturais, que existem independentemente da ocorrência de um processo produtivo anterior. fatores de produção secundários - são aqueles que necessitam de um processo produtivo anterior para criá-los.
5. O TRABALHO O trabalho do homem é o segundo fator