Tecnico
No sistema hidráulico há necessidade de uma filtragem que possa eliminar o máximo de substâncias danosas. Partículas maiores que 5µ já podem causar grandes problemas de modo imediato a um sistema, e mesmo a utilização de fluido novo não garante a isenção de partículas contaminantes. Essa contaminação pode ocorrer em situações de abastecimento de óleo novo, montagem, vazamentos, consertos e reparos, por meio de reservatórios sem vedação adequada, cilindros com vedação de haste problemática além de outras causas.
Quanto à classificação dos filtros são eles de sucção, pressão, retorno e off-line. Os dimensionamentos dos filtros dos sistemas irão depender da vazão, da pressão, do tipo de fluido, da temperatura de trabalho, do grau de contaminação. A falta de uma filtração eficiente, dimensionamento errado e/ou um elemento de má qualidade pode comprometer o equilíbrio entre o desempenho na retenção de partículas comprometendo o sistema e vida útil do elemento filtrante.
Atente-se aos detalhes do dimensionamento e aquisição de elementos filtrantes com desempenho adequado ao seu sistema hidráulico. A utilização de elementos filtrantes