Tecnico
Resumo
A gestão segurança da informação na empresa é um aspecto muito importante. Uma falha, um descuido e a falta de conhecimento podem gerar prejuízos altíssimos as organizações. Atualmente as leis que a defendem são fracas, porém a formas de prevenção de que incidentes ocorram dentro das organizações. É nesse contexto que o presente trabalho está estruturado, apresentando sinteticamente e de forma introdutória, um apanhado sobre os principais conceitos relacionados à Segurança da Informação e Direito Digital para, a partir daí, estudar os processos para implantação de normas de segurança com a finalidade de proteger a informação dentro das organizações.
introdução
Cada vez mais o trabalho de a gestão segurança da informação exige um maior preparo a fim de evitar riscos no uso das próprias medidas de proteção da empresa. A falta de informação geralmente é o que leva as pessoas a cometerem condutas inadequadas. Se a empresa orienta-se seus funcionários devidamente os incidentes como sair de sua estação de trabalho deixando o computador ligado e habilitado para uso através de sua identificação, passar sua senha e identificação de acesso a outro colega, utilizar a internet para fins pessoais, deixar documentos confidenciais soltos esquecidos na impressora, portar dados sigilosos em dispositivos móveis como um pen-drive ou notebook, entre outros incidentes que bastaria uma boa orientação e a criação de um código de ética para preveni-los.
Desta forma, fica clara a necessidade da criação de um código de ética.
Abrangendo também a Tecnologia de Informação e o uso de normas e processos para prevenção e medidas a serem tomadas após incidentes.
A importância da segurança da informação nas empresas.
Vivemos em um mundo globalizado, com o espaço geográfico fragmentado, porém fortemente articulado pelas redes, onde a informação, independente do seu formato, é um dos maiores patrimônios de