Tecnico
Posted: 01 Dec 2011 01:31 PM PST
Tem que saber negociar
Para ter sucesso na profissão o Técnico de Segurança do Trabalho tem que saber negociar, e, além disso, deve estar sempre presente no chão de fábrica. Ele precisa conciliar interesses com aparência difusa, e uma das lições mais difíceis de aprender é essa, administrar os interesses de ordem financeira da empresa e ainda marcar presença no chão de fábrica, orientando e fiscalizando os colaboradores.
A arte de negociar
Ele precisa mostrar para a administração da empresa que Segurança do Trabalho não é gasto, é investimento. Para ganhar o empregador ele deve saber tocar onde dói... no bolso. Também deve ser antenado para poder opinar na compra de materiais, equipamentos e máquinas, saber fazer cotações, orçamentos e negociações. É preciso saber fazer relatórios informando, cobrando ou dialogando com a diretoria.
O chão de fábrica
Para conseguir sucesso nessa parte o Técnico tem que saber fazer parcerias. Ninguém faz Segurança do Trabalho sozinho e o mercado atual não aceita mais os profissionais que se acham "os Reis da cocada preta", ou os "sabe tudo".
Advertência só em último, caso ficar pegando no pé de todo mundo, esquece! Hoje a parceria faz o sucesso, em vez de ficar pegando no pé do trabalhador que não está usando o EPI, delegue essa função ao superior imediato dele, ele sendo da chefia é o responsável direto pelo colaborador, isso é fazer valer a hierarquia da empresa em favor da boa convivência. E se o Supervisor não funciona, reporte isso a diretoria.
O três pilares que fazem o sucesso da Gestão de segurança da empresa são:
Investimento - não é possível fazer nada de mãos vazias
Comprometimento - da direção da empresa, dos colaboradores e da CIPA.
Formação e Informação - profissional bem formado e antenado faz muito mais. Busque cursos profissionalizantes na sua área de atuação. Leia bastante, procure estar atento as novidades.
Fazendo assim a gestão de