Tecnico em segurança do trabalho
Ergonomia, este foi o tema do trabalho apresentado pelos professores da PUCRS, para ser mais prescisa, o artigo foi sobre Análise ergonômica do Trabalho (AET). Segundo o meu entedimento, mediante leitura, os autores destacam o que é, como são articuladas as ações que compôem a AET. Tudo para levar a uma compreensão do estado geral (demanda), observando o ambiente físico, coorelacioando as condições físicas e organizacionias à execução das atividades.
A AET se define como um estudo medidas protetivas à saúde do trabalhador no ambiente laboral. Tendo como objetivo estimar a adequação das condições de trabalho ofertada no âmbito geral da empresa às características físicas e pisicofisiológicas do empregado. Ainda na introdução, observei que a AET é um instrumento de gestão, para diagnóstico e avalização quanto a aplicação da Legislação Oficial; tendo como principio levantar os meios de produção, buscando identificar, entender e corrigir os agentes nocivos à saúde em todos os aspectos, que por ventura prejudiquem ou possa facilitar a ocorrência dos mesmos. Temos alguns exemplos: transporte incorreto de cargas, turnos extras de trabalho, adequação do maquinário e/ou equipamentos no ambiente, dentre outras que podemos consultar na NR17.
Outra coisa importante nessa fase também é a participação de toda a equipe (trabalhador, gerentes, supervidores). O trabalhador contribui prestando informações sobre como estão sendo realmente as suas tarefas. Quanto ao modo de produção, é feito levantamento junto à supervisão ou Gerência. A Análise Ergonômica é um dispositivo capaz de fornecer informações válidas e legítimas, para os envolvidos construirem as ações que seram desenvolvidas no processo, estabelecendo normas, bem como avaliando a sua eficácia.
Para se realizar uma AET, é necessário basear-se numa metodologia, que parte do princípio de