Tecnico Em Seguranca No Trabalho
SIPAT- Riscos Inerentes
Motorista de Ônibus
Alessandra Soares Pereira
Jaqueline de Azevedo Souza
Joyce Timóteo Dias
Karina de Oliveira Alves
SIPAT- Riscos Inerentes
Motorista de Ônibus
Considerando que a atividade laboral dos motoristas de ônibus tem grande importância socialmente, não somente pelas condições de trabalho e riscos a que são expostos, mas também pela grande responsabilidade de sua atividade durante o transporte cotidiano de passageiros.
Intervenções
São muitas as intervenções e interesse quanto as várias cargas e riscos ocupacionais a que os motoristas de ônibus estão cada vez mais expostos em seu trabalho que podem comprometer a saúde, gerando índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS
MOTORISTAS PROFISSIONAIS
FATORES:
1 - RUÍDO
2 - CALOR E VENTILAÇÃO
3 - ASPECTOS ERGONÔMICOS
4 - POLUIÇÃO
5 - JORNADA DE TRABALHO
6 - CONGESTIONAMENTOS
7 - HÁBITOS COMPORTAMENTAIS
Cotidiano
Quem anda de ônibus sabe bem.
Reclama-se muito do humor ou melhor, do mau-humor dos motoristas do transporte coletivo.
No dia-a-dia, no vaivém das grandes cidades, são comuns os comentários sobre uma suposta má vontade, que seria típica desses profissionais. Poucos questionam as razões desta situação.
Gestão de Recursos Humanos
FATORES DE RISCOS E
SUAS CONSEQÜÊNCIAS
No Brasil percebe-se que o trabalho dos motoristas profissionais são rotineiros e infelizmente apresentam condições de trabalho bastante inadequadas, com jornadas excessivas de trabalho, ocasionando em muitas noites mal dormidas e consequentemente desencadeando distúrbios de sono. O estudo permitiu uma melhor compreensão das condições de transporte coletivo, da saúde do motorista. A implementação de mudanças no processo de trabalho (condições e ambiente de trabalho) de motoristas de ônibus é necessária, visando minimizar as repercussões do trabalho sobre a saúde destes trabalhadores.