Tecnico em enfermagem
Principio ativo: é a substancia responsável pela ação terapêutica do medicamento.
Produto farmacêutico: é aquele que contem um ou mais princípios ativos convenientemente industrializados.
Forma farmacêutica: é o modo pelo qual o produto farmacêutico é apresentado.
Anúncios Google
Formula Farmacêutica: é a descrição do produto farmacêutico, ou seja, a discriminação de quais componentes compõem e em quais quantidades.
Dosagem: é a quantidade de principio ativo existente na composição de cada medicamento.
Dose: é a quantidadede medicamento a ser administrado por determinada via necessário ao tratamento.
Veiculo/excipiente: é uma ou mais substâncias sem ação terapêutica, que são acrescentadas ao principio ativo para dar forma e volume sem alterar ação do principio ativo.
Medicamento de referência: aquele que obteve o primeiro registro para comercialização, com base em documentação de eficácia, segurança e qualidade, reconhecida pelas autoridades sanitária nacional.
Medicamentos genéricos: é um medicamento com o mesmo principio ativo, a mesma forma farmacêutica, dosagem, via de administração e possui a mesma indicação terapêutica, que o medicamento de referencia avaliado pela ANVISA.
Medicamentos similares: é um medicamento que possui o mesmo principio ativo, a mesma forma farmacêutica, dosagem, via de administração e mesma indicação terapêutica que o medicamento de referência, porém não passa no teste de bioequivalência e biodisponibilidade.
Próximo post falaremos das formas farmacêuticas, veremos que a forma dos medicamentos esta relacionada com diferentes necessidades de cada paciente.Ate à