O que é coaching?
Coaching é um processo de relacionamento continuado de alto nível que auxilia as pessoas a produzirem resultados extraordinários em suas vidas, carreiras, negócios ou organizações. Através dele os clientes aprofundam seus conhecimentos, aumentam sua performance e aprimoram sua qualidade de vida. A cada reunião o cliente escolhe o foco da conversa, enquanto o coach escuta e contribui com observações e perguntas. Esta interação cria clareza e impele o cliente a agir.
O Coaching acelera o progresso do cliente ao propiciar foco mais relevante e consciência na escolha. O processo concentra-se em onde os clientes estão agora e no que desejam fazer para chegarem aonde desejam estar no futuro.
A palavra “coach”, em inglês, significa “treinador” ou “técnico”.
Quando e onde surgiu?
O primeiro uso do termo para se treinar um instrutor ou treinador surgiu por volta de 1830 na Universidade de Oxford gíria para um tutor que "carrega" um estudante por meio de um exame.
Desde meados da década de 1990, o coaching desenvolveu-se uma disciplina mais independentes e as associações profissionais como a International Coach Federation ajudaram a desenvolver um conjunto de normas de formação.
Tipos de Coaching
Existem vários tipos de processos de coaching atualmente, alguns são:
Coaching Executivo: Ajudar nos comportamentos de modo a potencializar as habilidades com foco na eficiência para atingir resultados.
Coaching de performance: O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais.
É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.
Coaching de Vida: Ajudar na vida pessoal, ajudando em períodos de transição, na redefinição de metas e objetivos de vida, os quais proporcionarão condições para o alcance de uma